quinta-feira, 15 de julho de 2010

Combinar exercícios com dieta traz mais benefícios...

      Exercícios podem ser realmente fundamentais para reduzir o tamanho das células de gordura em volta da cintura. De acordo com um estudo publicado no "International Journal of Obesity", os exercícios podem ser mais eficazes do que apenas uma dieta. Isso é importante porque a gordura, principalmente na região do abdome, pode estar relacionada ao risco de doenças do coração ou de diabetes.
       Em um grupo de mulheres obesas que tentaram emagrecer apenas cortando calorias e outro que, além da dieta, fizeram exercícios, foi observado que as que praticaram atividades físicas mostraram redução no tamanho das células de gordura na região da cintura. As mudanças não foram significativas entre as mulheres que fizeram apenas dieta alimentar. Já na região da coxa, os dois grupos acumularam a mesma quantidade de células de gordura.
         O autor do estudo, Tongiian You, da Universidade de Winston-Salem, na Carolina do Norte, afirmou que, de acordo com as novas descobertas, praticar exercício pode diminuir especialmente o tamanho das células de gordura no abdome. É possível, no entanto, que fatores hormonais tenham influenciado as alterações de alguma forma.
         O ponto principal para as pessoas que querem perder alguns quilos é que tanto o exercício quanto a dieta são importantes. Além disso, a atividade física pode ser a responsável pela distribuição de gordura pelo corpo.
         Participaram do estudo 45 pessoas obesas de meia idade divididas em três grupos: um que apenas cortou calorias, outro que cortou calorias e andou, em velocidade moderada, três dias por semana, e um terceiro grupo que, além da dieta alimentar, andou num ritmo mais intenso três vezes por semana.
        Depois de 20 semanas, os três grupos apresentaram perda de peso e na porcentagem de gordura no corpo. Mas, quando os pesquisadores avaliaram amostras de gordura na camada superficial da pele, a diferença entre os grupos que praticaram exercícios e o que não apareceu.
        As mulheres dos dois grupos que fizeram exercícios apresentaram uma redução de cerca de 18% no tamanho das células de gordura na região abdominal, o que não aconteceu com as mulheres que apenas fizeram dieta.
       Perder gordura abdominal representa mais do que simplesmente caber em um vestido menor. De acordo com os pesquisadores, pessoas com o corpo em "formato de maçã", ou seja, que acumulam gordura na cintura, têm mais chances de desenvolver diabetes ou doenças do coração do que pessoas com corpo em "formato de pêra", que acumulam mais gordura abaixo da cintura.

Fonte: portaldaeducacaofisica.com.br