quarta-feira, 30 de junho de 2010

Benefícios da atividade física no processo do envelhecimento!

          Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

  • Melhora da velocidade de andar.
  • Melhora do equilíbrio.
  • Aumento do nível de atividade física espontânea.
  • Melhora da auto-eficácia.
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
  • Melhora da ingestão alimentar.
  • Diminuição da depressão.
 
        Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
 
  • Fortalece os músculos das pernas e costas.
  • Melhora os reflexos.
  • Melhora a sinergia motora das reações posturais.
  • Melhora a velocidade de andar.
  • Incrementa a flexibilidade.
  • Mantém o peso corporal.
  • Melhora a mobilidade.
  • Diminui o risco de doença cardiovascular.
 
         Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

 
Fonte:Texto transcrito do artigo - VIDA ATIVA PARA O NOVO MILÊNIO - do Dr. VICTOR MATSUDO - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - Programa Agita São Paulo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Exercícios na Gravidez

A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombo dorsais.
Sem dúvida, um bom programa de exercícios pode ainda melhorar a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas. Os exercícios também melhoram a circulação sangüínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas.
Um estudo de 1989, publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez, acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida. Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso e promove o bem estar e ânimo. Exercícios com o a cintura e o quadril podem ajudar a controlar os músculos da bexiga e a prevenir a incontinência urinária. Enfim, a atividade física na gravidez é uma unanimidade!
Mas atenção! Para começar qualquer programa de exercícios nesta fase, até mesmo para atletas, é necessário a aprovação do médico que irá acompanhar o pré-natal.

Dicas importantes:
- Exercite-se pelo menos 3x por semana;
- Comece devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional;
- Pare os exercícios e consulte o seu médico, se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc;
- Não prenda a respiração durante os exercícios;
- Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto;
- Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;
- Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos;
- Beba muita água;
- Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do professor;
- Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;
- Não faça exercícios de alto impacto;
- Cuidado com a intensidade dos exercícios. Ouça o seu corpo.

Atividades seguras
• Exercícios aeróbios como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, entre outras;
• Musculação ou ginástica localizada;
• Alongamentos;
• Yoga.
Todo exercício deve ser feito de forma personalizada, levando em consideração cada gravidez. Concluindo, o exercício pré-natal deve ser seguro e divertido. Ele pode beneficiar a sua saúde e boa forma não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na recuperação pós-parto. Exercite-se com o consentimento do seu médico e o acompanhamento de um Professor de Educação Física, sempre de forma prudente para aproveitar bem os benefícios adquiridos.

sábado, 12 de junho de 2010

Idoso ou Velho! (para refletir)

Idoso é quem tem privilégio de viver a longa vida...Velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células...A velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha...Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende...Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita...Você é velho quando somente descansa.
Você é idoso quando tem planos...Você é velho quando só tem saudades.
Você é idoso quando curte o que lhe resta da vida...Você é velho quando, sofre o que o aproxima da morte.
Você é idoso quando indaga se vale a pena...Você é velho quando sem pensar, responde que não.
Você é idoso quando ainda sente amor...Você é velho quando não sente mais do que ciúmes e possessividade.
Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa...Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida...Para o velho todos os dias parecem o último da longa jornada.
Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs...Para o velho o calendário só tem ontens.
Enquanto o idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche esperanças,...o velho vive horas que se arrastam, destituídas de sentido.
Enquanto o idoso tem os olhos postos no horizonte de onde o sol desponta,...o velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado.
Enquanto as rugas do idoso são bonitas porque foram sulcadas pelo sorriso,...as rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
Enquanto o rosto do idoso se ilumina de esperança,...o rosto do velho se apaga de desânimo.
Idoso ou velho podem ter a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração!



(Extraído do Livro "Aprenda a Curtir Seus Anos Dourados", de Jorge R. Nascimento).

terça-feira, 8 de junho de 2010

Movimentar-se, viver e evoluir!!!

Há cerca de 5 milhões de anos quando os primeiros hominídeos desceram das árvores e passaram a explorar as planícies, precisavam utilizar ao máximo suas habilidades corporais para se manter vivos. Tais habilidades eram imprescindíveis tanto quando corriam atrás da caça ou quando fugiam dela. A partir daí, ao longo de milhões de anos, houve um processo evolutivo da espécie que culminou na existência do homem moderno (homo sapiens).
Surgiram então diversas civilizações, em todas elas era-lhe peculiar a necessidade de movimentar-se para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento. Nos tempos atuais, com o avanço da ciência e da tecnologia, a automatização está cada vez mais presente na vida dos indivíduos, muitas vezes atingindo negativamente a saúde como um todo.
As pessoas, em sua maioria, tendem a comer inadequadamente e a se movimentar insuficientemente, tornando-se sedentárias. Em decorrência do sedentarismo desenvolvem-se várias doenças hipocinéticas, isto é, causadas pelo baixo índice de atividade física. A prática regular de exercícios físicos promovem modificações anátomo-morfo-fisiológicas, que contribuem para um bom funcionamento orgânico, influenciando assim nos aspectos, físicos, psíquicos e sociais.
Sabe-se que através de hábitos saudáveis de alimentação e da prática correta de exercícios físicos, pode-se prevenir e/ou controlar doenças crônico-degenerativas como osteoporose, doenças cardiovascular, obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão, dentre outras. Do mesmo modo consegue-se a redução da gordura corpórea, o fortalecimento de músculos, ossos, coração e a regularização de diversas taxas metabólicas. A atividade física estimula a produção do líquido sinovial que lubrifica as articulações, o que pode prevenir eficazmente muitas doenças, inclusive a artrose.
As atividades físico-desportivas proporcionam também a secreção das endorfinas pela glândula pituitária. Esse hormônio, assim como a dopamina e a serotonina que são neurotransmissores capazes de possibilitar a condução dos impulsos nervosos, são responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, pois atuam como ansiolíticos e antidepressivos.Por outro lado, além dos benefícios físicos e psicológicos, temos os sociais. O ser humano, quando saudável, interage de modo harmonioso com os seus semelhantes, proporcionando bem-estar social. Para tanto, torna-se necessária a despoluição orgânica, evitando-se alimentos processados, verdadeiros lixos industriais e concomitantemente realizar atividades físicas, algumas capazes de provocar momentos de introspecção, purificadores do corpo e da alma.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Profissão: Educação Física.

A Educação Física é um processo de educação em saúde, seja por vias formais ou não formais, pois ao promover uma educação efetiva para a saúde e uma ocupação saudável do tempo livre de lazer, constitui-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo e em conseqüência favorece a obtenção de qualidade de vida. Assim é correta a afirmação que a Educação Física possui um objetivo primordial: promover uma qualidade de vida favorável. Segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef), o profissional de Educação Física é um especialista em atividades físicas, nas suas mais diversas manifestações, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou reabilitação de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda para a consecução da autonomia, auto-estima, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações pessoais, da preservação do meio ambiente, visando enfim a consecução da qualidade de vida.